En aquel preciso momento el hombre se dijo:
Qué no daría yo por la dicha
de estar a tu lado en Islandia
bajo el gran día inmóvil
y de compartir el ahora
como se comparte la música
o el sabor de una fruta.
En aquel preciso momento
el hombre estaba junto a ella en Islandia.
Jose Luis Borges - La cifra
quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
quarta-feira, 2 de janeiro de 2013
"quando me aproximei deles para me despedir, percebi que a expressão de assombro tinha retornado ao rosto de Gatsby, como se uma leve dúvida tivesse surgido em sua mente, questionando aquele momento de felicidade. quase cinco anos! devia ter havido momentos mesmo naquela tarde, em que Daisy não correspondera totalmente a seus sonhos... não por culpa dela, mas devido à colossal vitalidade da ilusão que ele alimentara. uma idealização que havia crescido e se tornado maior do que ela, maior do que qualquer coisa no universo. ele se lançara dentro do sonho com paixão criadora, acrescentando detalhes todo o tempo, decorando-o com cada pluma brilhante que passava em seu caminho. não há intensidade de ardor ou de euforia que ossa desafiar aquilo que um ser humano é capaz de armazenar em seu fantasmagórico coração"
F. Scott Fitzgeral - O grande Gatsby
F. Scott Fitzgeral - O grande Gatsby
o rio de janeiro sem você faz pouco ou nenhum sentido.
fui aos lugares onde íamos para tentar encontrar algo de você, visualizar uma lembrança perdida na memória, capturar seu cheiro ou o som da sua voz. nesses lugares sua breve passagem anterior, tinha dado sentido ao tempo e ao espaço, impossibilitando consequentemente novas invenções.
então, teimosamente, fui aos lugares onde nunca fomos, mas estes tinham outro grande problema: não podia criar uma nova situação, visto que você sempre me pegava de surpresa em toda e qualquer circunstância. assim, não adiantava imaginá-lo naquela praia que nunca fomos, porque você poderia agir de tantas maneiras diferentes que não imaginar todas elas parecia injusto.
insatisfeito, resolvi ir embora.
e no caminho de volta pra casa adormeci, e então te encontrei. você não está em lugar algum, mas sim dentro de mim quando eu fecho os olhos e sonho.
"sorriu com compreensão, com muito mais do que compreensão. Era um desses raros sorriso que trazem em si algo de segurança e de conforto; ou desses sorriso que você encontra umas quatro ou cinco vezes em toda uma vida. Um sorriso que parecia encarar todo o mundo, a eternidade, e então se concentrava sobre você, transmitindo-lhe uma simpatia irresistível. Era um sorriso que o compreendia até o ponto em que você queria ser compreendido, acreditava em você como você gostaria de acreditar em si mesmo e lhe garantia que tinha de você a impressão mais favorável que você teria a esperança de comunicar"
F. Scott Fitzgerald - O grande Gatbsy
F. Scott Fitzgerald - O grande Gatbsy
Assinar:
Comentários (Atom)